Sobre a ArceArte

Sejam bem vindos ao mundo do artesanato.

"...Profetas são homens e mulheres que se molharam de tal forma nas águas da sua cultura, sua história. Conheceram o seu aqui e o seu agora e por isso, podiam prever o amanhã, que eles mais do que adivinhas, realizam"

Nossa Historia

No ano de 2009, um grupo de artesãos se reuniu no Centro de Artesanato Dona Antônia Magalhães - CADAM. O objetivo deste encontro era criar uma associação de artesãos para comercializarem seus produtos, visando criar ou complementar uma renda e também ajudar pessoas que se encontravam deprimidas, com baixa autoestima sem acreditar em seus potenciais e na sua capacidade de criar e fazer. Algumas pessoas sofriam com a solidão, outras sofriam com o vazio após a aposentadoria. Sentiram então a necessidade de organizar, conhecer e resgatar o conhecimento popular do artesanato da nossa comunidade e região.

Muitos de nós nascemos entre retalhos, linhas e agulhas, vimos nossos pais, entre uma safra e outra, munirem-se de suas tesouras, linhas e agulhas, traçarem desenhos sobre os tecidos dando-lhes formas e conteúdo. As linhas e agulhas iam se ligando e construíam lindas colchas de crochê, enfeites para mesas e guardanapos. Também coziam nossas roupas, lençóis, colchas e acolchoados de retalhos, toalhas de mesa, casacos e casaquinhos. No fundo do quintal, muitas vezes, havia uma marcenaria improvisada, onde eram construídos instrumentos musicais, móveis, utensílios domésticos e muitos brinquedos. Cabaças eram transformadas em enfeites e casinhas de pássaro. Todo o material fornecido pela natureza e com a imaginação do artesão era transformado em algo prático e bonito.

Aos poucos, a vida começou a exigir que o trabalho artesanal fosse substituído pelo trabalho na lavoura e fábricas e o artesanato, pelos produtos manufaturados e de baixo custo. A partir daí, nossas crianças passaram a desconhecer o artesanato e a cultura repassada entre famílias. Surgiu então a ideia de recriar um espaço de aprendizado coletivo que apoie a iniciativa dos artesãos e multiplique seus conhecimentos através de cursos e trocando os saberes, resgatando e difundindo o artesanato e a cultura do nosso município, estado e país.

Este grupo de artesãos procurou ajuda da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo. Unidos e com a ajuda recebida, iniciaram os trabalhos.

A proposta era valorizar, registrar e difundir a tradição cultural do nosso artesanato. Os saberes e os fazeres de nossa gente, de nossos avós não poderiam morrer. Deveria ser repassada, tamanha riqueza, às gerações mais novas.

"...Profetas são homens e mulheres que se molharam de tal forma nas águas da sua cultura, sua história. Conheceram o seu aqui e o seu agora e por isso, podiam prever o amanhã, que eles mais do que adivinhas, realizam"

(Paulo Freire)

A Associação dos Artesãos de Arceburgo - ARCEARTE, é uma entidade sem fins lucrativos, constituída em 09 de fevereiro de 2009, que propõe transformar a participação individual e familiar em grupal e comunitária, estimulando a organização na área de artesanato, visando apoiar iniciativas dos artesãos para geração de renda alternativa, ação social, difundir a arte e o folclore do município de Arceburgo, através do que cada um dos artesãos, dentro do seu saber, pode oferecer e garantir forma de geração de renda, cursos, oficinas, participação em exposições que divulguem e favoreça, a continuidade das atividades. A arte e a cultura de Arceburgo não podem morrer!.